Trekking, o caminho para o autoconhecimento
- Leonardo Carrer
- 17 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
O espírito fica leve, a plenitude da natureza envolve o indivíduo, o passado e o futuro se fundem em pensamentos, e por vezes, promovem encontros.

A prática do Trekking aguça os sentidos. O ato de caminhar para explorar e o desafio de desvendar as trilhas, conjura sensações únicas, que estão ligadas às condições da natureza, da paisagem local, do estado do corpo e da mente, e que possivelmente estão envoltos e comprometidos com os fatos históricos do lugar.
Quais foram os motivos dos peregrinos, dos aventureiros e dos exploradores naquele recorte de tempo e naquela condição histórica? Quais eram os seus propósitos, seus amores e as suas frustrações? Tudo isso está preso no passado e também, por vezes, perdidos no tempo!
É incrível o poder do “passo dado” em outrora dos que fizeram a história, e que hoje, possam trazer significados e tornarem-se caminhos e pegadas a serem seguidas, e, quiçá, até mesmo superadas por admiráveis exploradores, em busca de algo ainda não compreendido! Por isso o Trekking é mágico.
O espírito fica leve, a plenitude da natureza envolve o indivíduo, o passado e o futuro se fundem em pensamentos, e por vezes, promovem encontros.
Algumas vezes, pessoas próximas ou até mesmo da mesma família, estão por um motivo fechadas nelas próprias, o caminhar livre pelas montanhas, liberta, aproxima e integra. É comum uma fala reprimida escapar, e o abraço em comunhão acontecer.
Aquela famosa frase do Paulo Coelho faz muito sentido, “O universo conspira a favor, quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento”.
Sim, o Trekking está amarrado a um objetivo claro, o de cumprir a jornada, o desafio e a superação. O crescimento está ligado aos mais profundos pensamentos, as emoções que afloram durante a jornada e aos significados entendidos no decorrer do trajeto.
Até as palavras certas e despretensiosas, ditas pelos colegas de aventura parecem ter um propósito. No final, tudo faz sentido! A fadiga e as possíveis bolhas, não importam.
留言